O que é Astronomia?

Desde a Antiguidade até ao século XVII, a Astronomia teve dois objectivos relacionados um com o outro. Por um lado, mostrar que os movimentos dos planetas não eram aleatórios mas sim regulares e previsíveis e, por outro, ser capaz de prever esses mesmos movimentos com grande acuidade.O primeiro dos dois objectivos foi definido pelos Gregos, tendo o esforço quanto ao rigor das primeiras medições sido primeiramente desenvolvido pela distinta civilização da Babilónia.Quando Alexandre, o Grande, invadiu a Pérsia no século IV A.C., as duas formas de estudar o céu fundiram-se.A cidade da Babilónia, situada na margem esquerda do rio Eufrates, 70 km a Sul da moderna cidade de Bagdad, foi, durante um período chamado Babilónia Antiga (provavelmente 1830-1531 A.C.), reinado pela dinastia Hamumurabi. A Babilónia foi então tomada pelos Hititas mas rapidamente caíu nas mãos dos Cassitas, após o que se seguiu um longo período de dominação Assíria. Este período terminou com a destruição de Niniveh e a destruição da Grande Biblioteca em 612 A.C..

Para que ela serve?

Astronomia é, provavelmente, a mais antiga entre todas as ciências. Observar o céu estrelado tem sido muito mais que uma fonte de inspiração para o ser humano. O movimento dos corpos celestes revela-se periódico e por isso tem sido associado às variações do clima da Terra. Desde os tempos mais remotos, contemplar o firmamento era como assistir ao movimento de um imenso relógio, com extraordinária precisão, e cujo mecanismo era preciso conhecer e dominar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O QUE SÃO GALÁXIAS?

Galáxias são conjuntos de poeira cósmica, estrelas e planetas agrupados e unidos pela gravidade. Galáxia é um sistema astral composto de diferentes corpos celestes, sobretudo estrelas e planetas, com matéria gasosa dispersa e animado por movimento harmonioso. O Universo é formado por 100 bilhões de galáxias. As maiores galáxias são formadas por mais de 100.000.000.000 (100 milhões de estrelas). As galáxiasa se movem no espaço. Seus corpos estão muito afastados entre si. Quando uma das galáxias cruzam com as outras, as estrelas nem chegam a se chocar.
PORQUÊ Via Láctea?
A nossa galáxia é a Via Láctea que recebeu esse nome que significa "caminho leitoso", por ser vista branca de longe, por causa de suas inúmeras estrelas e vista de perfil, parece um caminho de leite.
Classificação das galáxias:
Segundo seu aspecto externo e sua geometria aparente, as galáxias podem ser classificadas em três tipos principais:

(1) Galáxias elípticas ou circulares, que são designadas pela letra E e um número compreendido entre zero e sete, com o qual é expressa a excentricidade da elipse, isto é, a diferença relativa entre seu raio maior e o menor.
(2) Galáxias espirais, geralmente com um núcleo central de onde partem as lâminas da hélice da espiral. Se são normais, distinguem-se com a letra S, enquanto a designação SB se emprega quando seu núcleo possui a forma de uma barra, o que ocorre com galáxias menos desenvolvidas. Esses códigos seguem-se das letras a, b ou c, que indicam a abertura das espirais. 

(3) Galáxias irregulares, designadas como Irr.


           

Sem comentários:

Enviar um comentário